Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A FAMÍLIA DO HOMEM















O ser humano provém de uma "família" de primatas aparentados com os chamados grandes símios (gorila, orangotango e chimpanzé), porém, bastante diferente deles. Basta dizer que o primeiro desses primatas teria menos de um metro, pesaria menos de 1kg quando adulto e possuía cauda longa, como os micos (mico de cheiro, mico leão...) e o macaco prego. No entanto, a despeito de suas pequenas proporções, o Darwinius massilae http://ceticismo.net/2009/05/ancestral-humano-de-47-milhoes-de-anos-e-estudado-em-oslo/, já possuía unhas tais como as nossas (e não garras, como outros símios) e dentes caninos pouco proeminentes (como os dos primatas do tipo homo).
Bem mais parecido conosco que o Darwinus massilae, no entanto, era um ser cujo parentesco direto com o ser humano ainda é motivo de discussões entre os paleontólogos: o australopithecus http://pt.wikipedia.org/wiki/Australopithecus, que media cerca de 1.2m de altura e já era bípede, andando ereto. Pelo que os vestígios indicam, ele já caçava (foram encontrados ossos de animais próximo a seus fosseis), sendo sua dieta já onívora. A possibilidade de o australopithecus ter também hábitos carniceiros (comer restos de animais deixados por leões e outros grandes predadores), porém, não está descartada.
Por sua vez, bem mais inteligente e especalizado na fabricação de seus intrumentos era o homo habilis http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_habilis, que teria cerca de 1 metro de altura, já era um caçador particurlamente competente.
Porém, não apenas inteligente, mas também expansionista, foi o homo erectus http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_erectus. Medindo entre 1.30m e 1.70m de altura, ele foi o primeiro a, deliberadamente, sair do continente africano. Sua expansão territorial se extendeu até a China, deixando claro que a espécie já priorizava a reprodução com fins territorialistas. Ou seja, ele já gerava mais e mais filhos com o fim de se apoderar de todo um espaço vital. Este fato, empurrou a espécie para fora da África, atrás de novas terras onde os crescentes grupos pudessem viver. O homo erectus também já produzia machados de pedra e sabia utilizar o fogo. Os paleontólogos defendem que ele já possuía uma língua rudimentar.
Estes e vários outras espécies bípedes de primatas existiram antes do surgimento da espécie humana tal como a conhecemos _o homo sapiens _que veremos mais adiante...

2 comentários:

  1. Aê Professor, o Link do G1 Não Está Encontrando o conteúdo.
    Gustavo Luis 1º2

    ResponderExcluir
  2. Eeee!!! parabens seu blog e muito bacana.Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir